Para que serve a utopia?

"A Utopia está no horizonte. Eu sei muito bem que nunca a alcançarei. Se eu caminho dez passos, ela se distanciará dez passos. Quanto mais a procure, menos a encontrarei. Qual sua utilidade, então? A utopia serve para isso, para caminhar!"
Fernando Birri (diretor de cinema)
http://www.youtube.com/watch?v=Z3A9NybYZj8

domingo, 15 de março de 2015

15.03.2015

Que bom que o povo saiu às ruas para se manifestar, mostrar insatisfação. Isso faz parte da democracia. Democracia essa conquistada com muita luta, sangue e vida (literalmente) de muitos que nem mais estão aqui para assistir ao espetáculo.

Também tenho insatisfações aos rumos do Governo Dilma, mas tenho também críticas ao rumo que a política do Estado de SP segue há décadas e da minha cidade que tem casos próprios de corrupção, mas que são ignorados e muitas vezes colocados na conta do poder executivo federal.

O que me deixa realmente triste é ver gente que confunde política com jogo de futebol, aliás nem nisto acho que vale os xingamentos vistos ultimamente. Não entendo qual a crítica política em chamar a presidenta, ou qualquer pessoa, de vaca, vagabunda ou usar uma camiseta estampada com um "vai tomar no c*"...  Sério que é a partir disso que vocês pedem por mudança?!?

Não vejo democracia quando se ignora a corrupção existente neste país desde que foi invadido e saqueado por europeus há 500 anos e coloca-se a responsabilidade pela mesma em um único partido, personificado em poucas pessoas que a mídia elegeu. Que histeria coletiva é essa que prefere ignorar a corrupção de políticos que surgem como heróis nacionais?!?

Ninguém é a favor da corrupção! Não acredito na idoneidade total do PT, mas é bem verdade que nunca se investigou e puniu tanto... Mas como era boa a sensação de que tudo ia bem...

Desejo, como muitas pessoas, que todos os envolvidos sejam punidos e eliminados da política. Não acredito que enjaular essas pessoas seja um bom caminho, mas que devolvam à nação tudo que dela roubaram.

Desejo um país melhor, mas acredito que a melhoria passa também e, principalmente, por justiça social e não apenas no meu poder de compra aumentado.

Por fim, desejo que a democracia se qualifique. Que a crítica permaneça. Séria. Responsável. Com embasamento histórico e político de quem sabe que a ditadura militar não é saída para nada e que impeachment não acontece por desejo ou descontentamento. Que o mesmo senso de justiça esteja presente individualmente em todas as ações e nas cobranças de todas as esferas políticas.

Um comentário:

  1. 'Que a crítica permaneça. Séria. Responsável. Com embasamento histórico e político de quem sabe que a ditadura militar não é saída para nada e que impeachment não acontece por desejo ou descontentamento.' Esse trecho resume bem o que a gente esperou ao fim de cada manifestação de 2013 e após a euforia das eleições e agora, novamente, após as manifestações de 15 de março. Seria ideal que toda a criticidade dessas pessoas fosse direcionada aos alvos corretos, em todas as esferas públicas. Seria ideal que não se centralizassem as críticas em apenas uma pessoa ou partido, afinal, se o problema fosse só esse, seria muito mais fácil de se resolver. Nosso problema é estrutural, passa pelo poder público sim, mas também passa pelo privado e pela nossa mídia. O buraco é mais embaixo, rs. Adorei a reflexão, Mirian. Bj!

    ResponderExcluir

Seguidores