Para que serve a utopia?

"A Utopia está no horizonte. Eu sei muito bem que nunca a alcançarei. Se eu caminho dez passos, ela se distanciará dez passos. Quanto mais a procure, menos a encontrarei. Qual sua utilidade, então? A utopia serve para isso, para caminhar!"
Fernando Birri (diretor de cinema)
http://www.youtube.com/watch?v=Z3A9NybYZj8

domingo, 13 de junho de 2010

PROBLEMAS SOCIAIS

Muita coisa tem me incomodado ultimamente... Mas uma coisa que me incomoda profundamente e me irrita absurdamente é o simplismo das pessoas quando tratam de situações sociais.

Primeiro porque pra falar de Educação e Sociedade todo mundo se acha apto. Falar de matérias “mais sérias” como medicina, por exemplo, sem o devido conhecimento é charlatanismo, mas falar que ladrão tem q morrer porque é bandido quem quer, isso qualquer um pode dizer. Fico P@#&!!!

De certa forma, isso demonstra o egoísmo das pessoas. Porque inconscientemente, parte-se do pressuposto que quem vive marginalizado não deve querer nada. O jovem favelado não pode desejar o tênis da moda, o celular, o carro... E o sistema é tão perverso que vende a imagem de que os esforçados conseguem, reforçando a ideia da meritocracia.

Contra esse argumento, a classe média se opõe afirmando que não comete crimes contra a classe alta e bla bla bla. Isso demonstra a grande ignorância em relação as condições de vida do pobre no Brasil. Reclamam também dos seus baixos salários, mas não conseguem imaginar como viver com um salário mínimo... Mas o pobre favelado, esse sim, deve aprender viver com o que ganha.

Não estou defendendo a violência, lógico que não. Já fui vítima dela e é também por isso que minha defesa é pela justiça social. Para mim os grandes bandidos do nosso país são os governantes que não estabelecem boas políticas públicas. Com o dinheiro que o Brasil arrecada em impostos poderíamos ter as melhores escolas, melhores hospitais e as melhores políticas para tirar, realmente, da marginalidade os milhões de renegados que a sociedade ignora. (até quando se pode!).

As pessoas não conseguem perceber que quando um assalto acontece, é apenas a ponta de um iceberg despontando. As raízes do problema são muito mais profundas, e não é a cadeia, ainda mais nas condições em que estão no Brasil, que resolverá o problema. O problema está muito mais embaixo, muito maior.

Lógico que existem exceções, existem patologias causadoras de violência, mas no Brasil, infelizmente, a maior patologia é social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores