Para que serve a utopia?

"A Utopia está no horizonte. Eu sei muito bem que nunca a alcançarei. Se eu caminho dez passos, ela se distanciará dez passos. Quanto mais a procure, menos a encontrarei. Qual sua utilidade, então? A utopia serve para isso, para caminhar!"
Fernando Birri (diretor de cinema)
http://www.youtube.com/watch?v=Z3A9NybYZj8

sábado, 5 de junho de 2010

A TEORIA NA PRÁTICA...

Sou Pedagoga, defensora de uma Educação crítica, idealista... Só não sei direito o que fazer com isso... Cultivo ideais que estão numa linha tênue com a utopia...



Fui, entre outras coisas, professora. Experiência maravilhosa. Gratificante!



14 crianças encantadoras que me ensinaram tanto! Me ensinaram que a vida pode ser mais simples, que “não ser mais amigo” dura pouquíssimo tempo, que amar não tem idade. Mostraram-me que para ser a professora, não era preciso muito. Uma certa dedicação, lógico, mas essa era a parte fácil.



O difícil nas escolas não são as crianças. Com um pouco de jogo de cintura elas são a parte que faz tudo valer a pena. Salário baixo, “burrocracias” e uma administração que mais parece de supermercado, porque o que importa é vender mais, essa é a parte difícil!



Sabe lá o que é você passar tardes e tardes preparando atividades, pesquisando, tentando de verdade fazer um trabalho legal e ter uma atividade censurada - e olha que o AI5 já caiu há mais de 20 anos! - por utilizar o nome de um autor que é também de uma escola concorrente?



Pois é, você ganha 5% de hora atividade, um valor risório, que não te paga nem um almoço, e você ainda tem que refazer um trabalho legal porque usou Monteiro Lobato, um autor que nem é muito importante mesmo, né, então tudo bem não usá-lo porque é o nome da concorrente... Dá pra acreditar?!?!?!



Infelizmente esse é só um exemplo dentre tantos que vivenciei e que foram me desanimando, por não querer ser conivente com isso, que para mim não é Educação. É no máximo um ensinozinho mecânico que vem se fazendo há tempos e que não serve mais para o mundo que precisamos (re)construir.



Foi só um ano. Agora estou no mestrado e não sei ao certo o que farei com isso, porque da experiência sobrou também o medo de não me adequar a esse sistema servidor e, talvez, vítima do capitalismo neoliberal.

Entendo que do mundo acadêmico para o mundo real exista ainda certa distância, mas “A teoria na prática não se aplica, ou a teoria na prática não convém?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores