Para que serve a utopia?

"A Utopia está no horizonte. Eu sei muito bem que nunca a alcançarei. Se eu caminho dez passos, ela se distanciará dez passos. Quanto mais a procure, menos a encontrarei. Qual sua utilidade, então? A utopia serve para isso, para caminhar!"
Fernando Birri (diretor de cinema)
http://www.youtube.com/watch?v=Z3A9NybYZj8

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Um caminho sem volta...

O conhecimento é um caminho sem volta e, como diz um ex-professor e agora colega de profissão, dói! E vicia. E como todo vício te faz querer mais e mais. Leva-te a pensar, questionar e não mais aceitar meias verdades.

Diferente das outras drogas não há recuperação para conhecimento e pensar. Não há uma desintoxicação. Uma clínica em que você se interne e consiga parar de querer usar o pensamento, o senso crítico, isso a que chamam Razão.

Há tentativas externas de evitar um movimento maior desses drogados baderneiros que vivem a pensar e questionar. Eles podem dominar o mundo, são um risco para a ordem pública e o poder, mas não tem jeito, apesar da repressão, continuam por aí a pensar...

É mesmo um caminho sem volta. E dolorido. Dolorido porque não há ponto de repouso. É uma eterna inquietação. Um eterno querer mais. Uma necessidade de saber, entender.  Uma busca sem fim por respostas que, muitas vezes, nem existem. Como toda droga você quer usar o pensamento mais, mais e mais e aí está a grande ironia desta droga. O excesso de razão que ela proporciona, pode facilmente levar à falta de controle sobre o seu uso e conduzir à loucura. Sim, afinal, conhecer e pensar o mundo sem as vendas da ignorância e permanecer são, isso sim é coisa de maluco!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores