Para que serve a utopia?

"A Utopia está no horizonte. Eu sei muito bem que nunca a alcançarei. Se eu caminho dez passos, ela se distanciará dez passos. Quanto mais a procure, menos a encontrarei. Qual sua utilidade, então? A utopia serve para isso, para caminhar!"
Fernando Birri (diretor de cinema)
http://www.youtube.com/watch?v=Z3A9NybYZj8

quinta-feira, 8 de março de 2012

8 de Março

Dia Internacional da Mulher para flores e Parabéns?

Parabéns vindos de homens que violentam das mais diversas e perversas maneiras;

Rosas que escondem apenas neste dia os espinhos que enfrentamos todos os outros dias do ano apenas por sermos mulheres. Ora porque queremos trabalhar numa profissão “de homem”, ora porque optamos por não sermos mães, ora porque somos lésbicas, ora porque somos biscates, ora porque somos bêbadas, ora porque somos intelectuais, ora porque somos difíceis, ora porque somos frágeis, ora porque somos duras, ora porque somos, existimos, exigimos!

Parabeniza-me por quê?

Porque devo portar-me direito, com vestes comportadas, que não mostrem as silhuetas do meu corpo de mulher, para não instigar o desejo descontrolado de um homem violento que ganha o direito de me estuprar se eu assim não estiver?

Porque hoje trabalho, voto, mas devo seguir os padrões sociais: namorar, casar e ter filhos – para ser considerada uma mulher de verdade?

Parabéns eu dou hoje às mulheres que lutaram para que eu possa ter o direito de escrever esse texto e ter minha opinião. Às mulheres que lutaram e morreram por condições dignas de trabalho.

A mim sobra ainda muita luta. Muito enfrentamento a uma sociedade opressora que ainda precisa de dias de reconhecimento aos que dela são vítimas diárias: mulheres, gays, negros...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores