Para que serve a utopia?

"A Utopia está no horizonte. Eu sei muito bem que nunca a alcançarei. Se eu caminho dez passos, ela se distanciará dez passos. Quanto mais a procure, menos a encontrarei. Qual sua utilidade, então? A utopia serve para isso, para caminhar!"
Fernando Birri (diretor de cinema)
http://www.youtube.com/watch?v=Z3A9NybYZj8

sábado, 4 de maio de 2013

E me disseram que tenho medo de mudar de opinião. Sim eu tenho. Não pelo medo de pensar diferente do que penso hoje. Porque não sou uma “meio intelectual meio de esquerda” que acabou de ingressar num curso de Humanas e está encantada com as... teorias marxistas. Não. Entrei na Universidade há quase dez anos. Marx, inclusive, demorou um bom tempo para fazer sentido, porque não é tão simples e superficial como os memes do facebook. Fiz graduação, especialização, mestrado. Quanto mais conheço das teorias e do mundo é que as ideias da esquerda me convencem como verdade para um mundo melhor, no qual reconheço minhas responsabilidades individuais tendo em vista bens coletivos. Então, não é que eu tenha medo de mudar de opinião por um idealismo juvenil impensado, insensato; meu medo é o de mudar e me tornar mais uma no mundo pensando igual a maioria apenas pelo comodismo do intelectualismo de sofá. Ver mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores