Para que serve a utopia?

"A Utopia está no horizonte. Eu sei muito bem que nunca a alcançarei. Se eu caminho dez passos, ela se distanciará dez passos. Quanto mais a procure, menos a encontrarei. Qual sua utilidade, então? A utopia serve para isso, para caminhar!"
Fernando Birri (diretor de cinema)
http://www.youtube.com/watch?v=Z3A9NybYZj8

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Tô aproveitando cada segundo...


Teve feira gastronômica da 5ª edição do Dia Internacional das Migrações e tinha barraquinha do Brasil, Cuba, Cabo-Verde, Senegal... Acabei não comendo nada porque já tinha almoçado, mas rolou uma garfada na comida senegalesa. Era um arroz bem temperado com frango. Bom! 




Cuba
Senegal


Depois do almoço senegalês, de um sorvete no platô que já me viciou e compras de tecidos e lembrancinhas para quem ficou no Brasil, seguimos - os cearenses e eu - numa caminhada rumo à praia de Quebra Canela... A Embaixada do Brasil nos surpreendeu com essa pintura que eu ainda estou tentando entender quem e porquê...

O mar sempre me renova e já sofro em pensar a voltar a viver em terras secas em que não é possível terminar a tarde com um banho de mar que está a dez minutos de carro...

Domingo conheci um pouco do interior da Ilha e a primeira parada foi na Cruz de Picos que tem essa vista que uma simples foto não é capaz de traduzir... Depois seguimos para uma olaria para conhecer o trabalho de mulheres fantásticas que há gerações produzem cerâmica - desde a retirada da argila, carregando sacos de até 10kg na cabeça, até a queima das peças... Mulheres!!!





Depois fomos para uma festa de Natal para crianças que nos presentearam com a apresentação das "batucadeirinhas".


 E se tem uma coisa que o povo aqui sabe fazer bem é festa, é dança, é música... Entra todo mundo na roda: menino, menina, mulher, idosa. Não há idade. Há alegria e uma energia que renova a alma!


 Estar com crianças é sempre muito bom, sinto-me renovada ao encontrar-me com o que há de mais honesto no mundo. Crianças com olhares de esperança e de quem esperamos um mundo melhor. que brincam e sorriem com tão pouco. Que nos lembram que a alegria está em coisas tão simples como brincar de morto/vivo e comer pipoca. Renovo-me! E ainda vem o sol finalizar a tarde com o seu show particular...


Uma shawarma com bata frita depois e terminamos o domingo no show da linda Mayra Andrade!!! Que cantora!!! E por um motivo dos mais nobres: 1 ano da campanha da Organização das Nações Unidas (ONU) "Livres e Iguais", que visa promover a igualdade para lésbicas, gays, bissexuais e transgénero (LGBT). Aliás, por aqui sempre está se discutindo a questão de gênero, igualdade e violência baseada em gênero. E apesar do machismo latente, há por outro lado uma preocupação social em colocar o assunto na mídia sem as distorções de quem não é capaz de compreender a humanidade pra além de pênis e vagina... 



A semana foi de dias mais cinzas e vento. Muito vento. O que me permitiu um breve mergulho no mar apenas na quarta-feira. Na sexta o jeito foi passear um pouco pelo Mercado Sucupira e Platô... 



Rolou um Poema Gigante na rua Pedonal - uma rua que não circula carros - e onde tem o melhor sorvete da cidade, aquele que já me viciou e, como estou aproveitando cada segundo, peguei logo dois!!!



Sábado foi dia de um bate papo com a Associação de Pais e Mestre da Escola Secundária de Salineiro sobre machismo e feminismo... O incômodo dos homens devia ser objeto de estudo. De me olharem a feio a se retirarem da sala... Onde já se viu uma mulher falando que precisamos lavar as próprias cuecas, né, não, macharada?!?! 😒
Mas o que me interessa são as possibilidade abertas com as mulheres que precisam se saber livres, que precisam saber poderem ser o que quiserem!!! Yes, we can do it!!!! 




Depois um passeio pela linda Cidade Velha!!! Como já contei, a primeira cidade do país que foi "descoberto" em 1460...

Pelourinho


Eu, Cláudia (CLE/Unicamp), Profa. Gertrudes (Univ. Jean Piaget) e seu esposo, Alcides.

Rua das Bananas - Cidade Velha


Convento São Francisco
Resiliência... 



À noite, acompanhada do meu fiel companheiro, Revlon (que não aparece na foto), fui ao jantar de confraternização de professores e funcionários da Universidade Jean Piaget. Revlon foi presenteado com bons e carnudos ossos!!!

Cláudia, Wlodzimierz Szymaniak - reitor da Universidade Jean Piaget, eu, Professora Getrudes

Pra encerrar, a "Noite Branca". Uma espécie de Virada Cultural com leituras de poemas na Casa Cultural e palcos com shows no centro da cidade. O nome é porque a tradição é que todos se vistam de branco nesta noite. É uma tradição da Cidade de Praia. No fim da noite regada a poesias, fui presenteada com um livro "Tratado Poético da Cobo-Verdianidade" de Silvino Lopes Évora.


E já se foram 2 meses... Mal deu tempo de eu me dar conta que estou do outro lado do Atlântico, mas já sinto o aperto no coração pelas despedidas que estão por vir para que eu rume a uma nova viagem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores