Para que serve a utopia?

"A Utopia está no horizonte. Eu sei muito bem que nunca a alcançarei. Se eu caminho dez passos, ela se distanciará dez passos. Quanto mais a procure, menos a encontrarei. Qual sua utilidade, então? A utopia serve para isso, para caminhar!"
Fernando Birri (diretor de cinema)
http://www.youtube.com/watch?v=Z3A9NybYZj8

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Normal é ser diferente


E para completar o dia: Patrícia Abravanel resolve falar o que acha sobre o "homossexualismo". Pra começar, se soubesse um pouco sobre o assunto, saberia que o termo usual atualmente é homossexualidade. Não há homossexualismo* simplesmente porque não há doença em sentir atração sexual pelo mesmo gênero.

Disse a moça: "Eu não sou contra o homossexualismo, mas sou contra falar que é normal." 

Ora, o que é normal? Todas as evidências encontradas na natureza selvagem de relações homossexuais, são o que? O que é anormal mesmo é alguém com tão pouco conhecimento sobre gênero ser compartilhada como se fosse uma sábia contemporânea. 

Sim, gênero, essa construção social em cima do sexo biológico que nos força a ser como somos. Para quem desconsidera o papel da cultura, faz um exercício e pensa por um minuto como seria se vc tivesse nascido e vivido sob a influência cultural da Índia, por exemplo. Vale ainda assistir ao Enigma de Kaspar Houser. ‪#‎ficaadica‬ 

Anormal para mim é proferir tanta bobagem e achismo em tom de sabedora. Pessoas com possibilidades materiais e intelectuais de romper com o senso comum, mas que parecem se esforçar para parecerem ignorante e, pior, bradar a ignorância em tom de orgulho.
"Eu não sou contra a ignorância, mas sou contra falar que é normal".

* o termo ficou fortemente ligado ao conceito patológico da medicina que só foi retirado em 1990 da lista de distúrbios mentais pela Organização Mundial de Saúde. Portanto, para buscar mudar a visão de pessoas como Patrícia Abravanal, usa-se atualmente o termo homossexualidade, como que para limpar o passado turvo que via nas diferenças uma patologia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores