Para que serve a utopia?

"A Utopia está no horizonte. Eu sei muito bem que nunca a alcançarei. Se eu caminho dez passos, ela se distanciará dez passos. Quanto mais a procure, menos a encontrarei. Qual sua utilidade, então? A utopia serve para isso, para caminhar!"
Fernando Birri (diretor de cinema)
http://www.youtube.com/watch?v=Z3A9NybYZj8

terça-feira, 11 de outubro de 2016




A música oração da Banda mais bonita da cidade me traz um sentimento bom. Não sei bem o que é, mas a primeira vez que a ouvi passava por um momento bem triste de perda, dessas perdas do que nunca se teve de verdade, mas ainda assim doía, porque eu sabia que mesmo sem nunca ter tido, dessa vez a perda era pra sempre. Mesmo. E a música chegou e trouxe um sentimento de esperança, um sentimento de que mais cedo ou mais tarde tudo ficaria bem. Nunca ficou bem do jeito que eu realmente sonhava, e sonho, mas talvez esse seja o impulso que preciso pra seguir. A tal da utopia que serve exatamente para fazer caminhar.

O ritmo, a letra, o clip tudo me encanta nessa música repetitiva que não acho cansativa, até porque adoro repetição de coisas que fazem bem. Não gosto de brigadeiro em unidade. Quem come um único brigadeiro? Eu quero logo a panela toda em colheradas generosas. Gosto de intensidade.

E se coração não é tão simples quanto pensa, o meu está apertadinho, mas ao contrário do que possa parecer, ele está comprimido não pela pressão desse mundo externo que nos entorpece com um cenário de desgraças que vai do político ao geográfico, está apertado com tudo que tem dentro e que neste momento, em estado de um permitido, mas não sem a crítica necessária, egoísmo, se sobrepõe ao mundo externo: alegrias, tristezas, saudades, medos, lembranças e ansiedade. Essa última o faz palpitar mais acelerado de tempos em tempos – minutos em minutos para ser mais exata.

Riscar a folhinha em contagem regressiva parece infantil demais, mas faço isso mentalmente a todo momento. Começou no "daqui a um mês..." e agora já está no "daqui a uma semana...". Começo a entender a relatividade do tempo que passou tão rápido e demora tanto a passar! Mas daqui uma semana...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores