Para que serve a utopia?

"A Utopia está no horizonte. Eu sei muito bem que nunca a alcançarei. Se eu caminho dez passos, ela se distanciará dez passos. Quanto mais a procure, menos a encontrarei. Qual sua utilidade, então? A utopia serve para isso, para caminhar!"
Fernando Birri (diretor de cinema)
http://www.youtube.com/watch?v=Z3A9NybYZj8

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Reset

Não sei ao certo como começou. Alguns dizem que foi já em junho de 2013 quando o gigante acordou meio desavisado revoltado com tudo sem entender que na verdade era sim pelos 20 centavos. Um gigante mimado que começou a perceber que pelo seu tamanho – não pela qualidade – poderia esbravejar e conseguir com manha o que quisesse. Sua birra resultou num golpe consolidado em 31 de agosto.


Daí por diante soltamos os freios e deixamos a locomotiva seguir ladeira a baixo, com muita gente feliz porque não gostava da maquinista anterior. Dane-se que o trem vai se espatifar no precipício com todo mundo dentro. O importante é que trocamos a maquinista.

 
Jantares milionários são servidos para conciliar acordos de austeridade (?!?!?!?!). Qualquer incoerência na frase não é erro da escritora. Reformas de sucateamento do ensino médio são propostas com apoio de quem prefere Alexandre Frota à Paulo Freire. Delações que afirmavam propina à Dilma viram doações legítimas quando do “equívoco” do delator que na verdade nomeou cheque de 1 milhão a Temer... Grupo invade plenário da câmera pedindo intervenção militar e bandeira do Japão é confundida com bandeira comunista... Comemora-se o espetáculo midiático de uma prisão, e o desespero de uma filha ao ver seu pai ser preso...

Reset. Reiniciar. Não está dando certo. E enquanto o meteoro não vem, seguimos. Cegos, alienados em frente a telas brilhantes que nos divertem com a tragédia humana estampada em 1080 bits. “Bandido bom é bandido morto, bandido bom é bandido ridicularizado pela mídia”. Rimos. Perdemos a empatia e nos orgulhamos do nosso patriotismo cristão ao ver a justiça ser traduzida em espetacularização midiática. Aplaudimos. “Quem não tem pecado que atire a primeira pedra”. Esquecemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores