Para que serve a utopia?

"A Utopia está no horizonte. Eu sei muito bem que nunca a alcançarei. Se eu caminho dez passos, ela se distanciará dez passos. Quanto mais a procure, menos a encontrarei. Qual sua utilidade, então? A utopia serve para isso, para caminhar!"
Fernando Birri (diretor de cinema)
http://www.youtube.com/watch?v=Z3A9NybYZj8

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

CONVERSAS COM O ESPELHO - PARTE 2

Hoje ele me perguntou o que eu tenho. O porquê de eu andar assim, tão nervosa. Nervosa? Então agora eu pareço nervosa. Quando nos conhecemos era “minha linda”; “meu amor”; “minha menina”. Que necessidade de usar pronomes possessivos! Isso deve ser trauma de infância. Filho do meio! Sempre ficou com as sobras do mais velho e via o mais novo ganhando coisas novas. Coitado.

Ah! Percebeu a mudança? O que foi? Não gostou? Eu disse que ia tingir! É, mas não tive coragem, só fiz luzes. Não quis ser tão radical. Odiei! Sei lá, eu gostava de dizer que era natural, que nesse corpinho era tudo meu e agora esse fios amarelos! Mas posso te contar uma coisa? O primo da Guida, eu juro que não procurei, foi um acaso, mas ele parece ter gostado, me olhou de um jeito que me deixou com as pernas trêmulas!!! Fico nervosa perto dele, acredita? Sei lá, me dá um frio na barriga... Isso me lembra os tempos de solteira, ah as paqueras...


Aliás, com esse cabelo assim, lembrei tanto da Raquel. A mais meiga da turma da faculdade. Bons tempos. Eu mudei muito desde o tempo da faculdade? Eu sei, você não mente! Ruguinhas e manchinhas ficaram mais nítidas desde aquela época...


Mas que saber? Lembro-me como se tivesse sido ano passado. A época da faculdade foi incrível. Foi lá que eu conheci a Paula. Ficamos tão amigas que choramos por uma tarde inteira juntas quando nos formamos. Sabíamos que dali pra frente ia ser tudo muito diferente, e olha que eu acho que não tínhamos a exata noção do quão diferente seria.


Lembro da Paula no primeiro dia que cheguei à Universidade. Achei que ela fosse biscate! [risos] Era só uma caiçara com uma calma invejável. Nunca briguei com ela! Embora aquela calma às vezes me tirasse do sério. Dividimos tantas histórias, tantos sonhos. Filosofamos em tantos botecos. Curtimos muitas festas universitárias, viagens, uma na casa da outra. Já com a Raquel, como a gente brigava!!! Mas não nos desgrudávamos. Aliás, estávamos sempre juntas, nós três.


O que foi? É, eu sei. Mudei mesmo. Claro que hoje não acho mais biscate usar short curto. Aliás, faz tempo que biscate nem faz mais parte do meu vocabulário. Outro dia ouvi uma menina dizendo piriguete. É assim que se diz agora, não é? Tem hora que me dá uma vontade de ser piriguete!!! Ah Espelho, sou casada, mas não estou morta! E não fiz nada com ele... O que é que tem? Ele me fez um carinho na perna, só isso. Achei inofensivo.


Ele me lembra um pouco aquele flerte da faculdade. O quê? Não se usa mais flerte? Tudo bem, ele me lembra aquele “ficante” da faculdade, o Trigo. Era o apelido dele. Nossa! Amassava um pão como ninguém! [risos] Não namoramos. Foi só um caso, desses que duram anos, mas que ninguém assume nada, ninguém se apaixona. Coisa da juventude! Se nos encontrávamos em alguma festa, acabaríamos a noite juntos com certeza!


Teve um dia que a Juliana brigou comigo por causa dele. Disse que não me deixaria mais ficar com ele. Coisa de bêbada. A gente ri até hoje disso. A Juliana e eu ficamos amigas mais tarde, na mesma época em que fiquei amiga da Pietra. Como nos divertimos juntas!!!


Com a Ju eu tinha uma cumplicidade de sentimentos e com a Pietra... Ah sei lá, a Pietra era de um companheirismo, pau pra toda obra mesmo e também a mais espivetada da turma. Animadíssima pra qualquer coisa. Qualquer festa, qualquer cervejinha...


Que saudade eu sinto delas. Sabe, Espelho, aquela fase foi tão intensa. Descobrimos tantas coisas, queríamos abraçar o mundo, vivemos cada festa como se o mundo fosse acabar no dia seguinte, e não acabava. Ah e como era duro te encarar no dia seguinte. Você me apresentava aquela cara de panda e surgiam as lembranças da noite passada, ou pior, as vezes, não havia lembranças... [rs]


Mas o que é isso no meu queixo??? E isso é idade para eu ter espinhas ainda? “Hormônio, calma que é por causa dos hormônios, D. Cláudia”, minha médica me diz. Calma porque ela está sempre com aquela pele de bebê. “Tem que fazer peeling, D. Cláudia!” E ficar com a cara descascando por dias? Deixar que digam no escritório que estou trocando a pele como fazem as cobras? Jamais!

Um comentário:

  1. Mi!!! Tá ficando mto bom hein???
    Olha quero ver os próximos capítulos ok?
    Beijão!

    ResponderExcluir

Seguidores