Para que serve a utopia?

"A Utopia está no horizonte. Eu sei muito bem que nunca a alcançarei. Se eu caminho dez passos, ela se distanciará dez passos. Quanto mais a procure, menos a encontrarei. Qual sua utilidade, então? A utopia serve para isso, para caminhar!"
Fernando Birri (diretor de cinema)
http://www.youtube.com/watch?v=Z3A9NybYZj8

terça-feira, 3 de agosto de 2010

CONVERSANDO COM MARTHA MEDEIROS

PRESERVE SUA NATUREZA
Salve a Mata Atlântica, não polua mares e rios, proteja o ar que a gente respira, não deixe que ipês e plátanos sejam arrancados para dar passagem a viadutos, não pise na grama, não compre nem venda animais silvestres, mas, sobretudo, preserve sua própria natureza.
Se você não nasceu para o terno e gravata, para o ar-condicionado e para reuniões, não seja um executivo, não ambicione ter tanto dinheiro, não pegue a trilha errada porque, lá adiante, vai dar preguiça de retornar e começar tudo de novo.

Se você não se imagina passando o resto da vida ao lado de uma única pessoa, se tem fome de liberdade, se gosta de estar em trânsito e experimentar toda forma de amor, e desconfia que sempre será assim, não importa a idade que tiver, então não case, não siga padrões de comportamento para os quais você suspeita não ter talento.

Se você sente que tem um amor enorme dentro de você e precisa dividir isso com alguém, se há em você generosidade suficiente para dedicar a maior parte do seu tempo a ensinar, brincar e criar uma pessoa, então não deixe de ter um filho, mesmo que não tenha com quem concebê-lo, mesmo que pense que já perdeu esse trem: perdeu nada, adote uma criança.

Se você não suporta mais ser governado, se não tem paciência para esperar as coisas acontecerem, se seu voto não tem adiantado grande coisa, se sua cabeça está cheia de idéias simples e praticáveis, se você tem o dom da oratória, muitos amigos, um ótimo caráter e acredita que pode mudar o que está aí, filie-se a um partido, apresente suas soluções.

Se você não é capaz de ficar com vários caras num único verão, se não faz questão de sair para a balada todas as noites, se sonha em encontrar um amor de verdade, alguém que a compreenda e seja um parceiro pra sempre, então não force outros relacionamentos, lute pelo seu ideal romântico, não se avexe de estar na contramão.

Não devaste nem polua você mesmo.

Martha Medeiros



Preservar minha natureza? Talvez esse seja um dos poucos pontos em que discorde da Martha (sinto-me íntima já! [rs]) A natureza propriamente dita é feita da diversidade, e então por que eu também não posso ser? Porque "quando você acha que encontrou todas as respostas, vem o mundo e muda todas as perguntas" mesmo! (Editado em 22/08/2010)


Tinha a certeza de que era uma acadêmica e que estudando, pesquisando e estando para sempre no mundo paralelo da Universidade eu seria feliz. Engano meu. Talvez não seja isso. Mas sinto uma preguiça e um não saber como retornar e começar tudo de novo.

Já quis ser atriz. Desisti fácil. Falta de talento? Talvez. Mas principalmente, falta de insistência, de trabalho, de fé em mim mesma.

Imagino-me passando o resto da vida ao lado de alguém. Um único alguém. Mas tenho fome de liberdade. Quero quebrar com padrões, mas como é difícil!

Vou adotar uma criança. Sim, tenho um amor enorme dentro de mim e preciso dividir isso com alguém.

Tenho sim a cabeça cheia de ideias, paciência está longe de ser uma das minhas qualidades, sinto que meu voto tem significância negativa nesse país, meu caráter é questionavelmente bom, quero mudar muita coisa, mas não vou me filiar a um partido. Nunca? Não digo mais... Hoje não.

Já fui capaz de ficar com várias caras num único verão... Hoje só sonho em encontrar um amor de verdade, alguém que me compreenda e seja um parceiro pra sempre, mas talvez forçar um outro tipo de relacionamento possa ser o meu ideal romântico momentâneo...

Mírian L. Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores