Para que serve a utopia?

"A Utopia está no horizonte. Eu sei muito bem que nunca a alcançarei. Se eu caminho dez passos, ela se distanciará dez passos. Quanto mais a procure, menos a encontrarei. Qual sua utilidade, então? A utopia serve para isso, para caminhar!"
Fernando Birri (diretor de cinema)
http://www.youtube.com/watch?v=Z3A9NybYZj8

segunda-feira, 17 de maio de 2010

GREVE

Movimento previsto por Lei para que funcionários tenham voz ativa em decisões sobre os interesses que possam por meio dele defender.

Entra ano, sai ano e geralmente nessa época – maio – alguns institutos e faculdades das Universidades Estaduais Paulistas param – greve!

Não sou contra. Mas a essa altura do “jogo” fico pensando o quão eficaz é uma greve no sistema que impera.

Posso falar um pouco da realidade da Unicamp. Quem faz o movimento acontecer são, geralmente, os institutos e faculdades “de humanas”. Já ouvi uma história – parece lenda! – de que houve uma greve que as engenharias e a medicina também pararam, mas há 7 anos na Unicamp, venho presenciando greves sempre muito parecidas. Paralisação de um dia, paralisação de dois dias... e IFCH, IA, IEL e FE entram em greve. Virou rotina.

O que me intriga é, até que ponto a greve, como movimento anual, tem potencial de alcançar as reivindicações dos trabalhadores. Penso ser chegado o momento de outro plano estratégico. Qual? Como?

Esse ano há diferenças. Hoje o restaurante universitário, vulgo bandejão, fora fechado! Em 7 anos de Unicamp nunca vi uma greve que chegasse a esse ponto!

Agora a discussão ganha quórum! Falando bem, ou falando mal, está se falando da greve! Não sei se é o certo. O que sei é que agora o movimento será notado também pelos que o criticam sob o amparo fiscal privado.

Sim, eu quero que o “bandejão” reabra em breve, mas quero mais. Quero direitos iguais entre professores e funcionários. Quero uma Universidade Pública de qualidade capaz de educar cidadãos críticos e competentes para atuar profissional e socialmente. Quero menos alienação. Quero mais vontade política...

Já cantavam os Titãs – “a gente não quer só comida”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores