Para que serve a utopia?

"A Utopia está no horizonte. Eu sei muito bem que nunca a alcançarei. Se eu caminho dez passos, ela se distanciará dez passos. Quanto mais a procure, menos a encontrarei. Qual sua utilidade, então? A utopia serve para isso, para caminhar!"
Fernando Birri (diretor de cinema)
http://www.youtube.com/watch?v=Z3A9NybYZj8

sexta-feira, 7 de maio de 2010

DIA DAS MÃES

Que dia é esse?!?!?

Há diversas explicações para o início dessa comemoração. A mais antiga é mitológica – na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses. Há registro também do início de Século XVII na Inglaterra, onde o 4º domingo da Quaresma era dedicado às mães das operárias inglesas – “Mothering Day”. As maiores incidências são de que a comemoração inicou-se no Século XX nos Estados Unidos, com Anna Jarvis que, em 1904, quando a sua mãe morreu, chamou a atenção na igreja de Grafton para um dia especialmente dedicado a todas as mães. A data foi oficializada em 1914.

No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

Há quem diga que Dia das Mães é todo dia. Concordo.

É todo dia que vejo no olhar da minha mãe uma admiração que até me assusta! É todo dia que ela está lá pra me ouvir, pra rir comigo, e até de mim, porque sabe que quero me fazer engraçada. É todo dia que ela acredita em mim de um jeito tal, que faz com que eu acabe acreditando também...

Mas nós, filhos, na correria do dia-a-dia, por estarmos acostumados com essas atitudes cotidianas, muitas vezes, nos esquecemos de grandiosidade do amor dessa mulher maravilhosa, daí então, percebo muita pertinência em ter um dia pra Ela!

Ela que nos carregou por 9 meses, se propondo a engordar e a passar por dores terríveis para que estivéssemos nesse mundão. Ela que se propôs a ser mãe de uma criança desconhecida. Ela que acordou noites e noites para nos olhar dormindo. Ela que ficou noites sem dormir esperando que chegássemos de madrugada. Ela que se emocionou e se orgulhou na nossa formatura, até mesmo a da educação infantil. Ela sempre Ela, sempre presente, mesmo de longe...

Esse dia é um puxão de orelha para nós, os filhos, para que nos lembremos da generosidade de Deus em nos dar uma Mãe. A data perde o seu sentido quando se resume num consumismo quase irracional que agrada ao comércio mais que a Ela – às vezes presenteada com jogo de panelas... A minha mãe merece mais! Merece minha admiração, meu amor, meu respeito, minha determinação e alegria por viver... Dentro disso, ela receberá alguma coisa que, simbolicamente, represente “como é grande meu amor”...
Ah as mães... “Mãe é tudo igual!” Sim, apesar da peculiaridade de cada uma, todãs são "A mais Linda!", "A mais Especial!", "A Melhor!".
A todas as mães, e em especial à MINHA MÃE,

FELIZ DIA DAS MÃES – QUE É TODO DIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores