Para que serve a utopia?

"A Utopia está no horizonte. Eu sei muito bem que nunca a alcançarei. Se eu caminho dez passos, ela se distanciará dez passos. Quanto mais a procure, menos a encontrarei. Qual sua utilidade, então? A utopia serve para isso, para caminhar!"
Fernando Birri (diretor de cinema)
http://www.youtube.com/watch?v=Z3A9NybYZj8

domingo, 2 de maio de 2010

Estava ontem no shopping, praça de alimentação, e próxima a sete garotas aparentando idade entre 12 - 14 anos. Todas muito bem arrumadas, salto, chapinha, maquiagem, bolsas, fotos na máquina digital e lanches do Mc Donalds.
Depois de muitas fotos, risadas e aquele papinho adolescente, todas saem e largam suas bandejas com seus restos de batatas e refrigerantes. Sete bandejas com seus restos deixados para trás!!!
A indignação é dupla, primeiro porque sobrou muita batata!!! Depois pela falta de educação – o que já começa a ser expressado pelo desperdício de comida – em deixar tudo ali, como “madaminhas” acostumadas com suas criadas que arrumam tudo por onde passam. E lá vão elas, dar voltas e voltas no shopping, até que seus pais venham buscá-las e as levem em segurança para casa.
Logo em seguida, é a vez de dois adolescentes que estavam na mesa ao lado. Fizeram a mesma coisa com seus restos de Habbibs. Um ainda chegou a pegar a bandeja, mas o outro “malandrão” dizia: “deixa aí, deixa aí, cara!” e para não decepcionar o amigo, deixou. Lá ficou mais uma bandeja!
Fico pensando no tipo de valores que esses adolescentes tem. Que a idade é de provação entre os pares, todo mundo sabe. Mas a questão aqui colocada é de Educação. Aquela que tem que vir de berço. Que deve educar as crianças para viverem em sociedade, compreendendo que a liberdade termina quando atinge a do outro. Que vai aos poucos tirando a criança daquele egocentrismo e apresenta-o para uma realidade plural que deve ter como base o RESPEITO!
Que as madaminhas e malandrões sejam acostumadas com os paparicos domésticos, ok para eles! Mas esses mesmos paparicos deviam prepará-los também para viver num mundo que vai além do próprio umbigo, não?!?!?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores